VOCÊ NÃO ESTÁ NA PÁGINA PRINCIPAL. CLIQUE AQUI PARA RETORNAR



quinta-feira, junho 08, 2006

Galleria degli Uffizi

Localização: Piazzale degli Uffizi, 50122, Florença, Itália

É um dos mais famosos museus do mundo por sua extraordinária coleção de pinturas e estátuas antigas. Sua coleção de pinturas dos anos 1300 e da Renascença contém algumas absolutas obras-primas de todos os tempos. Basta lembrar os nomes de Giotto, Simone Martini, Piero de Francesca, Anelic Blessed Soul, Filippo Lippi, Botticelli, Mantegna, Correggio, Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo, Caravaggio. Importantes também são as coleções dos pintores Alemães e Holandeses e Flamencos. Entre eles Dürer, Rembrandt, Rubens.

A Galeria está situada no último andar de um maravilhoso edifício construído entre 1560 e 1580, projetado por Giorgio Vasari como sede do principal centro administrativo da Toscana. Foi construído por ordem do Grão-Duque Frâncico I e enriquecido graças a numerosas contribuições de membros da Família Médicis, apaixonados colecionadores de Pinturas, Esculturas e Objetos de Arte. Foi reorganizada e ampliada sob a dinastia de Lorena, sucessores dos Médicis, e mais tarde pelo estado italiano. No complexo Vasariano se localizam importantes coleções, tais como: a Coleção Contini Bonacossi e o Gabinete de Desenhos e Estampas de Uffizi.

O Corredor Vassariano: Um corredor suspenso sobre o Rio Arno, construído por Vasari em 1565, conecta os edifícios de Uffizi com o Velho Palácio e o Palácio Pitti. Ali estão expostas coleções de pinturas dos anos 1600 e A Coleção de Auto-Retratos.


História

Cosimo I de Médicis (1519-1574) assumiu o poder com apenas 18 anos em 1537 e em pouco tempo, graças a sua extraordinária habilidade política e militar, se tornou senhor de quase toda a Toscana. Em 1540, deixa a casa da família e se muda para o Velho Palácio, sede tradicional do governo da cidade. Após renovar o Palácio, Cosimo dedicou sua atenção à Praça da Nobreza e às zonas circunvizinhas com a intenção de valorizar, com uma importante intervenção urbanística, o centro do Estado. Com esse propósito, escolhe um quarteirão popular que se entendia ao sul da Praça da Nobreza e se debruçava sobre as margens do Rio Arno, para construir um grandioso edifício que deveria abrigar os escritórios da magistratura florentina. Daí o no “Uffizi”, escritórios em italiano.


O projeto confiado a Giogio Vasari, pintor e arquiteto predileto de Cosimo, começou a ser projetado em 1560. A construção foi concluída em 1581. Durante anos, parte do palácio abrigava as muitas obras de arte colecionadas pela família Médicis. Após o declínio dos Médicis, os tesouros de arte continuaram em Florença, formando um dos primeiros museus modernos. A Galeria foi aberta à visitação, quando solicitada, desde o século XVI e em 1765 foi oficialmente aberta ao público