VOCÊ NÃO ESTÁ NA PÁGINA PRINCIPAL. CLIQUE AQUI PARA RETORNAR



quinta-feira, junho 08, 2006

Galleria Nazionale di Parma

A Galleria Nazionale di Parma está situada no Palácio della Pitotta que foi construído em 1583, durante o último ano do ducado de Ottavio Farnese. O edifício foi ampliado por determinação do Duque Ranuccio Il Farnese quando foi criado o Teatro, a Escuderia, a residência dos cavalariços, a Sala da Academia e da Galeria que delimitam o pátio central


A essência da coleção da Galleria Nazionale remonta a coleção dos primeiros Bourbons em Parma, que desejaram criar uma coleção Ducal após Carlos de Bourbon ter trazido para Nápoles a suntuosa Coleção de Pinturas Farnesian em 1734. Somando-se ao primeiro grupo de pinturas adquiridas especialmente na Toscana, havia várias peças devolvidas pela França após os saques napoleônicos e aquelas que Maria Luigia adquiriu das Coleções de Dalla Rosa Prati, Sanvitale, Callani e Boiardi.

Em 1939, Armando Ottaviano Quintavalle reorganizou e removeu as coleções durante a guerra, as salvando dos bombardeios que atingiram o Teatro Farnese.

Seu espaço de exibição foi completamente renovado e modernizado no início dos anos 1980, utilizando pontes e passarelas sustentadas estruturas tencionadas e tubos brancos. A coleção cobre o arco cronológico: do Medieval (Blocos e placas Romanescos, incluindo o que foi encontrado à Catedral de Parma), pinturas de Beato Angélico, Correggio (Virgem de São Jerônimo, Mártir dos quatro santos, Virgem das Escadarias, o afresco descolado com a Coroação da Virgem), Parmigianino (Escravo Turco), Leonardo da Vinci (Cabeça de Leda), Araldi, Loschi, Caselli, Cima da Conegliano, Sebastiano Del Piombo, Giulio Romano, Dosso Dossi, Garofalo, Anselmi, Bertoja, Sons, Tinti, Schedoni, Spada, Lanfranco, Bernabei, Hans Holbein (Erasmo de Rotterdam), Carracci, Guercino, El Greco, Van Dyck, Bronzino, Tintoretto, Canaletto, Ricci, Piazzetta, Pittoni, Bellotto, Tiepolo.

Uma seção de bustos do século XIX retrata membros da corte de Maria Luigia. Um grande salão é dedicado a retratos da corte do século XVIII com o célebre retrato de Philip da família Ducal pintado por Giuseppe Baldrighi. A coleção de pinturas locais do século XIX é bem grande e uma sala foi dedicada às peças desse século.